Como o vesting pode ajudar sua startup

Se falássemos que existe um contrato que pode alavancar a sua startup, se bem utilizado e planejado, você acreditaria? Pois existe, é o vesting! Explicaremos a seguir o que é, como funciona e o que você deve se atentar antes de passar a utilizá-lo.

O vesting é um contrato geralmente feito entre sócios, membros gestores, conselheiros e colaboradores, para que possam adquirir participação societária em uma empresa ou startup de acordo com o cumprimento de alguma meta ou decorrer de tempo de trabalho junto à empresa ou startup.

Um exemplo simples é a startup que procura um Gerente de TI, para reestruturar sua infraestrutura de tecnologia, e quer contratar um candidato notável por sua qualidade em fazer as empresas por onde passa atingirem resultados excepcionais.

Como a maioria das startups começa sua atuação com pouco dinheiro disponível para investimentos elevados, ela terá a opção de dar uma porcentagem da participação no capital social da empresa como atrativo para este Gerente aceitar a vaga, já que apenas a remuneração pode não ser suficiente para a contratação e concorrência das grandes empresas do setor tecnológico.

O ponto primordial nisto tudo é a necessidade de se pensar de que forma o contrato de vesting se estruturará para que a participação só seja concedida conforme alguns objetivos estratégicos para a empresa sejam atingidos, como por exemplo, após 12 meses de contrato ou depois de o Gerente, no exemplo dado, reduzir os custos em 20% com a reestruturação da infraestrutura.

Imagine que o Gerente de TI foi contratado e firmou contrato de vesting em que receberia 5% de participação na startup, mas não foram definidas corretamente as metas e tempo para o recebimento gradativo desta participação. Passados três meses, sem concluir a tarefa para a qual foi contratado, reestruturar a infraestrutura de tecnologia, ele se demite e vai para uma empresa maior e com mais vantagens, mas a participação em sua empresa já foi garantida e ele poderá receber todos benefícios decorrentes de seu sucesso com pouca contribuição para isso.

Uma contratação mal pensada pode fazer com que se o talento for perdido a participação recebida por ele seja desproporcional ao valor que ele entregou para a empresa.

O contrato de vesting é uma solução prática e estratégica para qualquer startup ou empresa, e a consultoria de um advogado essencial para fazer o melhor uso deste modalidade contratual e alavancar o sucesso dos seus negócios.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

avatar