Lino Advocacia e Consultoria

Regras para exibir preços em sua loja virtual

Você que possui ou administra uma empresa de comércio eletrônico ou está planejando tirar do papel a sua loja virtual já deve ter se atentado para vários pontos importantes: qual tecnologia utilizar para o site, para quem vender os produtos, quais os canais de logística para a entrega, etc.

Mas você já parou para pensar nos aspectos jurídicos de seu negócio?

Hoje a dica que vamos dar é como devem ser exibidos os preços de seus serviços e produtos, de acordo com o que a legislação dispõe.

O e-commerce deve faturar em 2017 mais de R$55 bilhões, e quanto maior a loja virtual for mais estará na mira das entidades de proteção ao consumidor. Regras para fixar preços nas lojas virtuais devem ser observadas para reduzir custos e dores de cabeça.

Para que seu e-commerce esteja de acordo com a lei nº 13.543, de 19 de dezembro de 2017, que traz informações acerca da forma de exibição dos preços de produtos e serviços em meio eletrônico, deve-se atentar para os seguintes pontos:

Como o texto da lei é vago em alguns aspectos, como por exemplo na falta de definição da unidade de medida para o tamanho da fonte, alguns pontos ficam à par de interpretação conforme as regras de proteção ao direito do consumidor e em outros nos baseamos nos padrões internacionais, conforme recomendação da W3C, de forma a garantir segurança ao negócio.

Por fim, o Decreto nº 7.962/2013, que regulamenta partes do Código de Defesa do Consumidor, traz, dentre outros dispositivos, a necessidade de se manter as informações do produto e serviço de forma clara, para que o consumidor seja privilegiado e não se confunda na hora de comprar, isso deve ser a regra em todas etapas da compra, e não apenas na fixação do preço.

Importante dizer que seguir as regras estabelecidas na legislação evita a aplicação de multas e pode servir como parte da estratégia na hora de se defender de determinadas demandas ajuizadas por consumidores ou até mesmo diminuir uma eventual condenação, evitando gastos desnecessários e dores de cabeça. Nesse ponto o auxílio de um advogado para estudar as particularidades do negócio e da loja virtual e as adequações necessárias é fundamental.